Tarot dos Artistas

Nesta semana, no dia 16 de fevereiro, celebramos 144 anos do nascimento de Pamela Colman Smith, que ilustrou, em 1909, em colaboração com Arthur E. Waite, o icônico tarô hoje conhecido como Rider-Waite-Smith.

Este é o baralho que fez com que eu entendesse o tarô pela primeira vez e ainda hoje é o que eu uso no dia a dia. É também o que eu mais indico para quem está iniciando seus estudos, por trazer imagens relacionadas ao significado da carta em cada um dos 78 os arcanos e por ter um simbolismo riquíssimo em cada uma das cartas.

Com este projeto, procuramos homenagear essa artista que mudou a história do tarô. Com o intuito de recriar o baralho sob diferentes estilos e visões, convidei 22 ilustradores de diferentes países (Brasil, Cuba, Portugal, Venezuela e Nigéria) para desenhar, cada um, um dos arcanos maiores, com base no tarô da Pamela.

Coordenar esse projeto foi incrível e fonte de muito aprendizado. Ao olhar as cartas da Pamela sob diferentes prismas e traçados, pude perceber nuances que não tinham me ocorrido antes, e tive novas ideias em relação ao significado das cartas.

Ao longo deste ano, pouco a pouco, e sem uma ordem predefinida, vou mostrar estas ilustrações no Instagram e vou comentar o que vi e aprendi com cada uma delas. 

Meu plano para o futuro é convidar outros 56 artistas para fazerem os arcanos menores – vai demorar, com certeza, mas será divertido!

Se “a vida é curta, a arte é longa”, como disse Hipócrates (“Ars longa, vita brevis”), então Pamela Colman Smith segue mais viva do que nunca. 

Obrigada, Pamela!

Obrigada também a todos os artistas que toparam participar desse projeto! 

Abaixo, seguem os 22 arcanos maiores: do lado esquerdo, a versão original da Pamela; do lado direito, a versão contemporânea do arcano, com o nome do artista embaixo.

0 – O Louco

1 – O Mago

2 – A Alta Sacerdotisa

3 – A Imperatriz

4 – O Imperador

5 – O Hierofante

6 – Os Enamorados

7 – O Carro

8 – A Força

9 – O Eremita

10 – A Roda da Fortuna

11 – A Justiça

12 – O Pendurado

13 – A Morte

14 – A Temperança

15 – O Diabo

16 – A Torre

17 – A Estrela

18 – A Lua

19 – O Sol

20 – O Julgamento

21 – O Mundo

(Nos próximos posts, falarei um pouco mais sobre a Pamela e sua vida. Depois, falarei também sobre Arthur E. Waite).


Gostou desse conteúdo? Tarot Diário está no Instagram! Clique no link abaixo para seguir-me por lá e acompanhar as novidades desta página e do mundo do tarô:

https://www.instagram.com/tarotdiarioblog/